Santificação na vida de Davi

TEMA: SANTIFICAÇÃO
ASSUNTO: Santificação na vida de Davi
TEXTO: I Samuel capítulo 16:18
Data: 17/06/2012

I Samuel 16:18-  “… Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele”.

INTRODUÇÃO

Na aula passada nós aprendemos sobre alguns inimigos da vinha:
  • Acabe – tipo do adversário
  • Nabote – como herdeiro, é tipo do Senhor Jesus e nós, herdeiros com ele.
  • A raposa – o pecado da desobediência, a idolatria,
  • As raposinhas – que fazem mal à vinha que está em flor (sentimentos, pensamentos que são ocultos, atitudes que se deixarmos entrar na nossa vida, nos destroem).
  • A vinha – Igreja de Jesus,

Agora vamos conhecer como Davi venceu um adversário muito forte -  um gigante.

DESENVOLVIMENTO DA SEGUNDA AULA

Nos já conhecemos a história de Davi e vamos recordar rapidamente alguns pontos importantes de sua vida:
  • Davi viveu nos tempos do reinado do rei Saul que foi um rei desobediente;
  • Era pastor de ovelhas;
  • Deus manda Samuel ungir um novo rei, no lugar de Saul, e que fosse procurar entre os filhos de Jessé;
Davi era o mais novo da casa de seu pai e dentre oito filhos de Jessé, Davi foi escolhido para ser rei no lugar de Saul,  não segundo o coração do homem, do povo, mas segundo o coração de Deus porque Deus não vê a aparência, mas vê o interior.  Como Deus viu o interior de Davi? Através do seu modo de agir, seus pensamentos, seus sentimentos.

DEUS MANDA SAMUEL UNGIR A DAVI

            I Sm 16:1 – “Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Rama”.
Davi foi ungido rei, mas não mudou o seu comportamento, não se tornou orgulhoso,  sentindo-se rei, querendo mandar em todo mundo, mas continuou a pastorear as ovelhas de seu pai e lá, junto com as ovelhas, Deus lhe ensinava a ser um homem nobre. Um homem que iria dirigir o seu povo com o mesmo zelo e humildade com que guiava aquelas ovelhas e lutava por elas enfrentando ursos, leões para proteger-lhes a vida.

E quanto ao rei Saul?
Samuel ungiu a Davi como rei e o Espírito do Senhor se apoderou de Davi, mas quanto a Saul, a Bíblia fala em I Samuel 16:14:  E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor.

Por causa deste espírito mau de angústia, de inveja, solidão, culpa, pela falta de paz que Saul tinha com Deus, ele vivia atormentado.
Quantos desprezam a salvação e por isso vivem atormentados como Saul, indo de um lado para outro?
Os criados de Saul disseram: I Sm 16:16 - “Diga, pois, nosso senhor a seus servos, que estão na tua presença, que busquem um homem que saiba tocar harpa, e será que, quando o espírito mau da parte de Deus vier sobre ti, então ele tocará com a sua mão, e te acharás melhor”.

E Saul mandou que buscassem um homem que tocasse bem.

           
COMO ERA O JOVEM DAVI - HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

Um dos moços de Saul lhe disse: I Samuel 16:18- “… Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele”.

DEUS VIU O SEU INTERIOR E SUAS ATITUDES:

1 – Sabe tocar bem – Não era vaidoso, não tocava para aparecer, para competir com outros, imitar o mundo, mas tocava em adoração ao Senhor. Quando ele pegava o instrumento, testemunhava, através das palavras do louvor e da melodia, o amor, a gratidão, que sentia e cantava a grandeza do nosso Deus.
2- É valente (Que tem valor e coragem; bravo, corajoso, valoroso, decidido, destemido, resoluto, ousado)- 
  • Lutou contra o urso (representa o falso irmão, falso amigo) – o urso gosta de lugares frios. Assim acontece com muitos irmãos e amigos dos servos do Senhor, que gostam, com as suas atitudes, palavras, de levá-lo para lugares frios que representam a falta do fogo do Espírito Santo.
  • Lutou com o leão – O inimigo mentiroso, que oferece muitas coisas prazerosas, mas a Palavra fala que ele anda rugindo ao nosso de redor querendo devorar a nossa vida. Davi tirou a ovelha da boca do leão. E nós precisamos, muitas vezes ajudar os nossos irmãos, colegas, tirando-os da boca do leão, aconselhando-os, levando-os para os caminhos do Senhor.
3 – Animoso (Cheio de ânimo; corajoso, forte, valoroso) – Tem ânimo para ler a Bíblia, para escutar a palavra, para escutar o bom conselho, obedecer, para estar na igreja, integrado no corpo.
4 – Homem de guerra – Decidiu enfrentar Golias com uma funda e cinco pedras. Aos olhos dos homens Davi estava derrotado. Mas essas armas eram poderosas. Ele enfrentou Golias porque amava o Deus dos Exércitos de Israel e cria nele. E além do mais, não aceitou a afronta que Golias fez: I Samuel 17: 26 “…Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?” Vamos falar com mais detalhes desta luta na terceira aula.
5 – Sisudo em palavras (Que tem juízo; sensato; sério; prudente) - Não se engrandecia: Eu sou o melhor instrumentista, sou o melhor nisto e naquilo. Não falava a seu favor. Quem falava por ele eram os que viam o seu testemunho, como o servo de Saul falou.
6 – Gentil presença – Uma pessoa de gentil presença é amável, agradável, educado. Quando chega ao grupo de amigos, na escola, em casa, etc., as pessoas se sentem bem, porque ela não é fofoqueira, não arruma confusão com os outros, não é debochada, indisciplinada.
7 – O Senhor é com ele - Se o Espírito de Deus está conosco, geramos frutos do espírito, somos servos, isso basta. Os ídolos do mundo não têm lugar na nossa vida.
            Quando o Senhor ungiu a Davi, o Espírito do Senhor se apoderou dele e Davi enfrentou muitas guerras, mas vencia porque o Senhor era com ele.
Hoje o Senhor nos ensina com esta lição para aprendermos a deixar refletir as qualidades que o Espírito Santo nos dá. Onde estivermos devemos nos lembrar que carregamos no nosso interior:
  • Saber louvar ao Senhor – tocando ou cantando, ou agradecendo por tudo que temos;
  • Ser valente – lutar contra os falsos amigos que nos apresentam coisas para nos contaminar com o mundo. O valente, quando erra, sabe reconhecer os seus erros e procura acertar;
  • Animoso – não ser preguiçoso pra orar, pra estudar, …
  • Homem de guerra – porque luta contra a carne que são os desejos do coração que não são do Senhor, que trazem a teimosia com os pais, que torna a pessoa indisciplinada, insensível.
  • Sisudo em palavras – não usar a boca para ofender, humilhar as pessoas e nem para se fazer melhor do que os outros.
  • Gentil presença – é uma pessoa agradável e quando erra, sabe pedir perdão, sabe respeitar os outros e tem o respeito de todos.