Estudo Sobre Santificação para Crianças

ESTUDO PARA CRIANÇAS, INTERMEDIÁRIOS E ADOLESCENTES


TEMA: SANTIFICAÇÃO

ASSUNTO:
Elias e o altar do Senhor

TEXTO:
I Reis capítulo 18

Data:
08/07/2012

Introdução:

Elias chamou o povo para junto dele e restaurou o altar do Senhor, que estava quebrado; tomou doze pedras, conforme ao número das 12 tribos de Israel; fez um rego ao redor, encheu de água; arrumou a lenha no altar; dividiu o bezerro e colocou-o sobre a lenha e disse: “Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez. De maneira que a água corria ao redor do altar; e até o rego ele encheu de água.” I Reis 18: 34-35.

Todas as atitudes de Elias para oferecer aquela oferta a Deus eram proféticas, traziam uma mensagem para nós hoje.

O que ele fez primeiramente? Restaurou o altar do Senhor, que fala da comunhão com Deus, quando a pessoa deseja um concerto com o Senhor. Depois ele pegou doze pedras e levantou o altar não em nome de Baal, mas em nome do Senhor Deus de Israel.

Quantas vezes Deus falou àquele povo (12 tribos de Israel – doze pedras, doze apóstolos) sobre a Sua promessa que lhes daria uma terra que mana leite e mel: Lv 20:24 “E a vós vos tenho dito: Em herança possuireis a sua terra, e eu a darei a vós, para a possuirdes, terra que mana leite e mel. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos separei dos povos”. Separar dos povos – Isto é santificação.

Em cima dessa promessa é que firmamos a nossa esperança, a nossa fé: a oferta – o Senhor Jesus; os quatro cântaros falam de Jesus apresentado como Rei, Servo, Homem e Deus; água derramada sobre o altar – o Espírito Santo; e o rego cheio de água – a Palavra viva que sustenta a nossa vida. Como o rego cheio de água estava ao pé do altar, a Palavra viva é a base que sustenta a igreja.

Depois de tudo pronto Elias clama ao Senhor, sob os olhares de todos, no momento do sacrifício da tarde (Jesus morreu na cruz nesse mesmo horário):

“Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas. Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração. Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. O que vendo todo o povo caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!” I Reis 18:36b, 37, 38, 39.

Qual foi a oração que Elias fez para que Deus lhe respondesse com fogo?

“Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas”.

Ele fez algumas citações, mostrando que estava dentro do projeto de Deus. Ele disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel. Lembrou a Deus da promessa que fez que lhes daria uma terra.

Outra citação: Conforme à Tua palavra fiz todas estas coisas. Elias não seguiu o seu coração, não foi o que ele pensou, inventou, tirou da sua cabeça, mas foi pela vontade de Deus.

Também ele falou do propósito do Senhor, que era fazer o povo reconhecer que o Senhor é o Deus de Israel e tornar a servi-lo.

“Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração”.

Assim é o nosso culto ao Senhor, o Deus de Israel:

Há o altar – o nosso coração;A lenha (a nossa condição humana, cheia de defeitos, que precisa ser transformada pelo fogo do Espírito Santo);A oferta – O Senhor Jesus, seu sangue derramado para perdão dos nossos pecados;A água derramada, a Palavra de Deus, o seu projeto;Os quatro cântaros: Os quatro aspectos que Jesus assumiu ao vir ao mundo para cumprir todo o projeto para salvação do homem (Rei, Servo, Homem Perfeito e Deus);O rego cheio de água: A Palavra do Senhor ao nosso redor, nos orientando o caminho a seguir.Então o fogo caiu do céu e consumiu tudo, demonstrando que Deus aceitou a oferta. Que esse era o seu projeto para que o homem alcançasse a vida eterna. Como o Senhor Jesus falou na cruz: “Está consumado!”

Os sinais têm acontecido através das curas, libertações e respostas às orações.

Não tem nos fugido a esperança, pois sabemos que temos crido no Deus vivo que cura as nossas enfermidades da alma. Não somos levados a adorar um Deus morto, não temos nos apegado a objetos que poderão nos trazer curas físicas, dinheiro, posição, mas temos ouvido e visto uma mensagem de salvação, de busca pela vida eterna e temos aprendido a aguardar todos os dias a vinda do Senhor Jesus.

Maranata! Este é o nosso grito.

OBSERVAÇÃO: As professoras vão adequar a aula para as crianças nas respectivas faixas de idade. Nem tudo que escrevemos será transmitido para elas, mas é apenas para a informação das professoras. A aula deve ser curta. Para as crianças vamos direto ao ponto: Os altares – Baal não respondeu – o altar de Elias e a preparação do altar – o Senhor respondeu e o povo gritou: “Só o Senhor é Deus”.

A Paz do S

Nenhum comentário:

Postar um comentário