Ser cristão é ...

Cristocentrismo no corpo na alma e no espírito

O culto não se restringe às áreas do prédio, construído por mãos humanas, deve ser celebrado durante as 24 horas do dia, nos 7 dias da semana, em todos os dias dos meses da vida. Uma pessoa que tem Cristo em seu viver é um cultuador dentro e fora das liturgias empregadas dentro dos templos.

Qual seria o objetivo de alguém procurar templos evangélicos? Existem diversos motivos, mas o único correto é ir lá para junto com outros irmãos e irmãs em Cristo cultuar a Deus.

O cristão evangélico deve entender que é um ser espiritual. 

“Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada. (...) E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo” - 1 João 1.2; 4.14. 

O cristão saiu das trevas para a luz, era perdido, andava sem rumo certo, estava morto em seus pecados, e se não fosse a intervenção do amor de Deus o seu destino seria muito triste. Agora, pela misericórdia divina, Cristo é seu guia, deve esforçar-se para viver segundo a justiça divina porque Jesus apagou seus pecados ao morrer em seu lugar na cruz. 

Ser cristão cristocêntrico é  lembrar-se que apesar de ser espírito, também somos matéria. 

1 - Está vivendo na pobreza, desempregado e quer enriquecer. Pois bem, Jesus não morreu na cruz para salvar sua conta bancária. Faça a sua parte no processo. Estude e vá procurar emprego. Trabalhe com afinco e com honestidade, procure ser o melhor em seu ramo usando ética profissional. A mão de Deus favorece os justos e então vivenciará progressos na área financeira. Prosperar não é pecado. Confira: Eclesiastes 3.11-13; 5.18-20.

2 - Está doente e quer ser curado. Deus quer seu bem-estar físico. O Espírito Santo deixou dons na Igreja para que através do uso deles os cristãos fossem abençoados fisicamente. Entre os nove dons distribuídos à Igreja, um deles chama-se dons de curar. Não há erro em desejar ter saúde restabelecida. Ame a Deus acima de todas as coisas e ame-se como ama seu próximo. Leia: 1 Coríntios 12.9, 28; Tiago 5.16.

3 -  Está solteiro (a) e procura alguém para casar-se. Saiba, eu penso que as reuniões em templos evangélicos é o melhor lugar para encontrar uma pessoa para o resto de sua vida, muito melhor que procurar em danceterias e outros lugares em que ninguém lembra e não respeita a vontade de Deus. Não seja inconveniente, entenda o momento adequado. Não faça uso de ilusão para impressionar as pessoas, proceda com sinceridade em seu propósito. Use sempre a verdade com a pessoa cortejada, com a família dela, com os membros da igreja e com o pastor e o resultado será excelente.  Veja: Salmo 68.6.

Ser cristocêntrico é entender que Deus jamais fará acepção de pessoas.

A abastança e a ausência de tudo que é material não conotam e nem denotam que uma pessoa é mais ou menos consagrada a Deus. O importante é saber viver de acordo com a vontade de Deus em todas as circunstâncias. 

É sempre importante lembrar que Deus não faz acepção de pessoas. Deus condena todo coração avarento, egoísta. Seja a avareza instalada no coração do pobre ou do rico. Deus condena o egoísmo. Seja de quem esteja sofrendo abaixo da linha da pobreza ou esteja gozando a vida como um bilionário. 

Portanto, seja um crente espiritual ao administrar bens materiais. Se o montante ajuntado é pouco ou muito, é condenável aos olhos de Deus se não houver desejo de compartilhamento com quem estiver necessitado. Através da prática do amor ao próximo conquistaremos tesouros no céu, o lugar em que ninguém poderá roubá-lo e a ferrugem jamais os estragará (Mateus 6.19-20).

Conclusão 

Esteja sempre alerta para manter-se espiritualmente equilibrado em tudo que fizer e em todos os lugares que estiver. 

Rejeite enfaticamente quem ensine que o crente em Cristo deve ser um alienado sobre as coisas materiais dessa vida. Viva a vida sendo luz e sal nesta sociedade, desfrute do resultado do seu suor derramado em tarefas honestas, compartilhe na medida do possível o que tem com o próximo e mantenha o coração voluntário para financiar os projetos do templo, da denominação onde serve ao Senhor. 

Rejeite com ênfase também quem ensine e incentive você a buscar apenas o que é material, porque desse mundo nada se leva, a nossa existência prossegue além-túmulo e do outro lado prestaremos contas de tudo que fizemos aqui. Quem submeter-se aos mandamentos de amar a Deus e ao próximo irá para o céu, e quem for desobediente será conduzido, sem chance de retorno, para a perdição eterna (Hebreus 9.27).

Nenhum comentário:

Postar um comentário